Paying taxes 2008

De acordo com o Relatório Paying Taxes 2008, Portugal é um dos poucos países que reduziram em 2007 a carga fiscal sobre os lucros das empresas e onde dois impostos sobre os rendimentos podem ser pagos conjuntamente. Isto coloca Portugal, no que concerne ao pagamento de impostos, em décimo lugar no ranking internacional, sendo terceiro entre os países da União Europeia. Portugal também simplificou o seu sistema tributário e tornou-o mais eficiente, através da introdução de um sistema de preenchimento electrónico de declarações de impostos, o que garante que Portugal se encontre entre os dez primeiros classificados no indicador de pagamento de impostos.

O Paying Taxes 2008 é o segundo relatório de uma série anual de relatórios sobre sistemas tributários elaborado pelo Banco Mundial, pela IFC – International Finance Corporation, e pela PricewatherhouseCoopers, e aborda a facilidade de pagamento de impostos em 178 países de todo o mundo. O relatório oferece uma oportunidade para conhecer e comparar regimes fiscais, e ajuda a que governos e empresas assegurem que os sistemas tributários não sejam apenas instrumentos efectivos para cobrança de impostos, mas também eficientes para os negócios.

Eis alguns tópicos-chave abordados no relatório como onde é que é mais fácil pagar os impostos, quanto tempo é que as empresas gastam para cumprir as suas obrigações perante a administração fiscal, qual a carga fiscal média para as empresas e em média, quantas entregas de impostos faz uma empresa.

Ver Relatório Paying Taxes 2008 (em inglês) (601,33 KB)
2007-11-30