Portugal sobe 5 lugares no Global Competitiveness Index 2007-2008

Estes resultados quando comparados e ajustados aos resultados da edição anterior (em que apenas foram avaliados 125 Países) evidenciam que Portugal subiu 5 lugares no contexto mundial e dois lugares no contexto da UE, tendo ultrapassado a Eslováquia e a Hungria.
O GCI tem em consideração o nível de desenvolvimento global dos países e inclui variáveis económicas, institucionais, educacionais e empresariais, para definir a competitividade dos Países.
Portugal é considerado o 8º melhor país do Mundo quando se considera o tempo global necessário para iniciar um negócio. Outros pilares em que Portugal ocupa uma posição mais favorável que o seu posicionamento global são a qualidade das infra-estruturas (25º), das instituições (27º), as competências tecnológicas (31º), a saúde e qualificação inicial (32º) e a capacidade de inovação (33º).
O Global Competitiveness Report do WEF, para além do CGI, integra um outro índice, o Business Competitiveness Index (BCI) que se centra nos níveis de produtividade e competitividade das empresas. Neste Índice, Portugal ocupa 30ª posição numa lista de 127 países e a 13ª posição no contexto da União Europeia.

fonte: Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico

Ver Rankings 2007-2008 Global Competitiveness Index (226,5 KB)
2007-11-29