MAYOR_Invites, Macedo de Cavaleiros

Presidente
Beraldino José Vilarinho Pinto

Endereço
Jardim 1º Maio
5340-218

Tel.: +351 278 420 420
Fax: +351 278 426 243

Email: cmacedocavaleiros@mail.telepac.pt
Sitio: http://www.cm-macedodecavaleiros.pt

Características
NUT II: Norte
NUT III: Alto Trás-os-Montes
Distrito: Bragança
Nº de freguesias: 38
Área (km2): 699,2
Densidade populacional (hab/km2): 22,6
Classe: M1 (Médio-pequeno, de 10.001 a 50.000 hab.)

19.03.2007
  1. Qual a visão de futuro que tem para o desenvolvimento do seu município?
  2. Porque considera que o seu município pode ser atractivo como localização de empresas?
  3. Pensa que o município tem vocação e está em posição de receber Investimento Directo Estrangeiro?
  4. E relativamente a investidores nacionais?
  5. Dispõe de algum serviço ou pessoa com a missão de acompanhar potenciais investidores que considerem a localização das suas unidades produtivas no município?
  6. Quais os incentivos específicos que oferece aos investidores que se instalem no município?
  7. Qual a disponibilidade de mão-de-obra na região?
  8. De que forma está o município a ser promovido no sentido de atrair investimento?
  9. Há alguma mensagem especial que gostaria de enviar aos potenciais investidores?
1. Qual a visão de futuro que tem para o desenvolvimento do seu município?

O desenvolvimento do município de Macedo de Cavaleiros assentará em três vectores essenciais:

  1. Dinamização do Ensino Superior local: adequar a oferta educativa e formativa às necessidades do tecido empresarial e/ou industrial existente ou com intenção de se implementar no concelho.
  2. Turismo: esta é sem dúvida uma aposta estratégica de futuro para o nosso concelho. Macedo de Cavaleiros tem um enorme potencial de desenvolvimento turístico ainda por explorar, como são exemplos o Parque de Natureza do Azibo com as suas praias fluviais, a Serra de Bornes, as zonas rurais do concelho, o termalismo, turismo associado à caça, o Agro-turismo, entre outros.
  3. Centro de Desenvolvimento Empresarial: é uma aposta do Município a criação de um gabinete de apoio ao empresário por forma a apoiar as empresas que pretendem desenvolver a sua actividade no concelho, através da facilitação de contactos interinstitucionais, apoio ao início de actividade e acompanhamento das empresas existentes no concelho.

top ^
2. Porque considera que o seu município pode ser atractivo como localização de empresas?

Um dos factores importantes é a centralidade regional e as suas acessibilidades. O concelho situa-se no centro da região transmontana, situando-se a Zona Industrial no cruzamento entre dois Itinerários Principais isentos do pagamento de portagens, o IP4 (futura Auto-estrada sem portagens) que permite chegar a Espanha em 30 minutos, ao Porto Marítimo mais próximo em 2 horas e 30 minutos e o IP 2 que liga Trás-os-Montes às Auto-estradas A22 e A25, na Guarda e em Celorico da Beira respectivamente.

Por outro lado a presença, na sede de concelho, de uma instituição de ensino superior para potencial qualificação de recursos humanos feita localmente e à medida, bem como a criação do Gabinete de Apoio ao Empresário, são duas mais valias importantes não só para a atracção e instalação de empresas mas, também, para o apoio ao desenvolvimento da sua actividade.

A facilitação das comunicações com o compromisso de instalação no concelho de comunicações por fibra óptica. Destaca-se também, que o Município beneficia, em termos fiscais, as empresas sedeadas no concelho, isentando-as do pagamento de Derramas.

Para além dos factores citados, o concelho tem uma óptima rede de saúde e de socorro de emergência, educação, equipamentos desportivos e culturais, que permitem as pessoas terem opções de qualidade para a ocupação dos seus tempos livres.

top ^
3. Pensa que o município tem vocação e está em posição de receber Investimento Directo Estrangeiro?

Penso sinceramente que sim. O nosso concelho para além de todo contexto favorável ao desenvolvimento empresarial que citamos supra, tem, na sede de concelho, um Gabinete de Apoio ao Emigrante e um Centro Local de Apoio aos Imigrantes, que permite a resolução simplificada das burocracias relacionadas com a presença de população estrangeira no nosso concelho. O próprio Centro de Apoio ao Empresário acompanha regularmente as empresas e não só no início de actividade, o que permite que as empresas sedeadas no concelho tenham acesso em tempo útil a todas as informações sobre a legislação nacional, programas e incentivos existentes aos quais as empresas se podem candidatar, apoio na instrução de candidaturas, entre outros.

Mencionar disponibilidade de terrenos e infra-estruturas adequadas, não sobrecarregadas, bem como sublinhar a facilidade de diálogo com os decisores públicos.

top ^
4. E relativamente a investidores nacionais?

Para além dos factores que favorecem os investidores estrangeiros se aplicarem também aos investidores nacionais, o nosso concelho tem uma vantagem enorme sobre os concelhos situados no litoral do país, que é a qualidade de vida que têm os seus habitantes e trabalhadores, como são exemplo o curto tempo gasto com a deslocação entre casa e o posto de trabalho, a facilidade de acesso aos serviços de apoio para crianças e outros dependentes a cargo, a não existência de problemas de transito, entre outros, o que permite às empresas maximizar o potencial dos seus recursos humanos, pois estes não estão sujeitos às pressões sociais próprias das grandes cidades.

top ^
5. Dispõe de algum serviço ou pessoa com a missão de acompanhar potenciais investidores que considerem a localização das suas unidades produtivas no município?

O Gabinete de Apoio ao Empresário, já referido, está na minha dependência directa contando com o meu total empenho. Para além deste, existe também no concelho uma Associação Empresarial e, no Distrito, um Núcleo Empresarial que dista de Macedo de Cavaleiros cerca de 20 minutos.

top ^
6. Quais os incentivos específicos que oferece aos investidores que se instalem no município?

Este município está incluído no grupo de regiões que beneficia de vantagens fiscais para o investimento, atribuídas pelo estado português, para além de pertencer a uma Região de Convergência, em termos de apoios comunitários, que, como é sabido, será privilegiada no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional para o período de 2007-2013.

O município, por seu lado, isenta do pagamento de Derramas, o custo dos terrenos é muito atractivo, existindo a possibilidade de apoio à formação profissional e a garantia de apoio institucional na relação com as instituições envolvidas no processo de licenciamento.

top ^
7. Qual a disponibilidade de mão-de-obra na região?

Na nossa região existem muitos jovens e com qualificações, que devido à falta de oportunidade de trabalho na sua região de pertença são obrigados a migrar, procurando empregos noutras regiões do país ou do estrangeiro.

Para alem destes existem muitos outros que se encontram motivados para a aprendizagem e para a formação, a qual pode ser feita no próprio concelho e à medida das necessidades da empresa, pois para além da Instituição de Ensino Superior local existem muitas outras entidades formadoras sedeadas no concelho das quais destacamos o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Macedo de Cavaleiros que, para além de oferta formativa, tem programas diversificados para apoio à dinamização empresarial.

top ^
8. De que forma está o município a ser promovido no sentido de atrair investimento?

A promoção tem sido feita, até agora, sobretudo através do apoio a um conjunto de iniciativas desportivas, culturais e económicas (como as exposições), em áreas que se coadunam com os valores e recursos naturais da região, as quais, pela sua qualidade e diferenciação, têm atraído as atenções para o nosso município e promovido o aumento significativo do número dos que nos visitam.

Há, todavia, um plano promocional mais amplo que está a ser gizado, em que iremos tirar partido de um conjunto de obras e trabalhos de valorização do nosso município e do seu património que estão quase concluídos. Queremos apresentar-nos com valores seguros e, não somente com promessas do que iremos fazer ou do que iremos ter.

Num futuro muito próximo teremos também concluído um documento com um plano formal de desenvolvimento do município de Macedo de Cavaleiros o qual valerá como um compromisso público e seguro para o futuro.

top ^
9. Há alguma mensagem especial que gostaria de enviar aos potenciais investidores?

Macedo de Cavaleiros é uma cidade média e jovem que permite às empresas optimizarem a sua mais valia: as pessoas; estas não estão sujeitas ao desgaste e ao ambiente de stress continuado próprio das grandes cidades, libertando-os para a possibilidade de optimização do seu desempenho e dedicação à empresa.

Por outro lado, o facto de ser a cidade central de Trás-os-Montes, distando 30 minutos de Espanha e 2,30 horas do Porto marítimo mais próximo, ter acessibilidade muito boas, ser uma referência regional em termos de dinâmica cultural, desportiva e de recursos naturais (destaca-se a albufeira e parque de natureza do Azibo, Serra de Bornes, termalismo, etc), com enorme potencial para o desenvolvimento turístico, faz com que Macedo de Cavaleiros se apresente não só como o local ideal para investir mas, acima de tudo, para viver.

top ^