-
1. Qual a visão de futuro que tem para o desenvolvimento do seu município?
A visão para o concelho de Penela centra-se no cumprimento dos objectivos estratégicos relacionados com a educação, desenvolvimento do tecido económico e o turismo cultural.
Queremos um município que se distinga pela excelência ambiental, pela qualidade na educação, pela valorização das singularidades sócio-culturais e pela clara aposta na inovação enquanto estímulo à consolidação de uma base económica sustentável e multifuncional.
Em síntese a nossa visão presente no nosso plano de acção estratégico para a próxima década é “Recursos locais ao serviço da inovação, inovação ao serviço dos recursos locais”.
- top ^
-
2. Porque considera que o seu município pode ser atractivo como localização de empresas?
O concelho de Penela possui uma localização privilegiada na Região Centro, uma vez que se encontra próxima da rede viária de distribuição nacional - ligação norte/sul - A1 e IC3. A curta distância a Coimbra, um dos centros urbanos de maior relevância regional, constitui igualmente uma mais-valia.
Para além do factor geográfico apontado, a ambiência vivida no município, hoje, é fortemente focalizada numa estratégia de valorização do território através do desenvolvimento económico, fixação de empresas industriais, comerciais e ligadas à hotelaria.
Um terceiro factor muito importante é a qualidade de vida que os quadros e funcionários das empresas poderão usufruir num território impar em natureza e património cultural. Além disso, Penela dispõe de um conjunto de equipamentos públicos, desde uma moderna biblioteca e salas de apoio à infância, piscinas cobertas, pavilhão multiusos, academia de música, escola de ténis, etc.
- top ^
-
3. Pensa que o município tem vocação e está em posição de receber Investimento Directo Estrangeiro?
Enquadrado no recém concluído plano de desenvolvimento estratégico do município de Penela, um dos projectos mobilizadores mais importantes é a criação de um novo parque empresarial.
Este novo parque empresarial destina-se a atrair investimento nacional e estrangeiro qualificado, inovador, competitivo e empreendedor.
Além disso, o concelho tem elevada propensão para atracção de investimentos na área do turismo e saúde, atendendo às suas especificidades territoriais e patrimoniais.
Nas zonas industriais existentes existem lotes disponíveis destinados principalmente a investidores nacionais.
- top ^
-
4. E relativamente a investidores nacionais?
Respondido no ponto anterior.
- top ^
-
5. Dispõe de algum serviço ou pessoa com a missão de acompanhar potenciais investidores que considerem a localização das suas unidades produtivas no município?
Existe um gabinete de apoio à Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (GAICE) que dedica exclusivamente a sua actividade às acções de criação e fixação de novas empresas, bem como apoiar a reestruturação de empresas actualmente existentes.
O GAICE é um “balcão único” formado por dois profissionais especializados, prestador de serviços junto de todos os agentes e para todas as iniciativas relacionadas com a promoção e desenvolvimento em Inovação, Competitividade e Empreendedorismo.
- top ^
-
6. Quais os incentivos específicos que oferece aos investidores que se instalem no município?
O município de Penela possui em vigor um Plano de apoio ao investimento de onde se destacam a cedência de terrenos nas actuais zonas industriais a preços simbólicos, atribuição de subsídios pela criação de postos de trabalho, um conjunto de outros incentivos e apoios logísticos e, finalmente, isenção de taxas de licenciamentos.
- top ^
-
7. Qual a disponibilidade de mão-de-obra na região?
A região possui mão-de-obra especializada disponível, originária de vários centros de conhecimento, dos quais se destaca a Universidade de Coimbra. Outro facto incontornável a presença de mão-de-obra indiferenciada, principalmente feminina e nas faixas etárias entre 25 e 45 anos.
O município tem um centro de informações (UNIVA) que concentra uma base de dados de apoio com informações das pessoas desempregadas.
- top ^
-
8. De que forma está o município a ser promovido no sentido de atrair investimento?
O município promove a atracção de investimento através do seu portal e, na sequência do plano estratégico, estabeleceu uma rede de parceiros que formam o Conselho Consultivo. Este órgão é formado por entidades regionais ligadas ao ensino, cultura, desenvolvimento económico, investigação, etc, pelo que é outro modo activo de promoção da atracção de investimento.
- top ^
-
9. Estando o município integrado no território da Associação das Terras de Basto, existe uma perspectiva intermunicipal de investimento? E quais as vantagens que daí advêm para o investidor?
As vantagens principais relacionam-se com o facto de se tratar de um território homogéneo. A Associação Terras de Sicó construiu ao longo dos últimos 15 anos, uma corrente de desenvolvimento e solidariedade concentrada num conjunto de produtos endógenos (vinhos, queijo Rabaçal, mel, noz e azeite) que promovem a nossa tradição e permitem algum desenvolvimento da actividade agrícola local, e num vasto património natural que tem como ícone o maciço calcário de Sicó.
Os investidores encontram assim um espaço de maior escala entre Coimbra e Leiria, com Serra e Mar, onde a tradição intermunicipal tem muitos anos.
- top ^
-
10. Há alguma mensagem especial que gostaria de enviar aos potenciais investidores?
A mensagem que quero deixar a cada um Vós que nos lê é simplesmente uma palavra de proximidade. Estamos aqui muito perto, prontos para Vos receber e perceber quais são as vossas verdadeiras necessidades no que concerne ao investimento a realizar.
Quando chegarem ao nosso território vão perceber simpatia, acolhimento e a atitude de que cada investidor é mais uma fonte de mudança para a concretização de um sonho … num espaço onde o passado foi ilustre e o futuro se adivinha com sucesso !
- top ^