-
1. Qual a visão de futuro que tem para o desenvolvimento do seu município?
Entendo que o futuro do Concelho de Mação, em particular, deve ser assumido pela Cultura do Conhecimento, da Inovação e Educação em áreas tão distantes quanto expressivas e transversais como o Património Histórico e Cultural, a nossa memória da gestão sustentável do nosso território florestal, (a nossa âncora, a nossa identidade, a nossa expressão) e de alguns sectores de actividade, endógenos, da fileira Agro Alimentar nomeadamente as Carnes, o azeite, o mel, o queijo. Maior e melhor acesso à Cultura Científica e Tecnológica trará inevitavelmente outras razões de investimento, mais postos de trabalho, mais desenvolvimento sustentado, mais consumo, mais turismo para uma estabilidade e qualidade de vida que se quer cada vez mais abrangente e digna de todos nós. Trará também novos habitantes, atraídos por um espaço qualificado em termos da sociedade do conhecimento e com melhor qualidade de vida do que os grandes centros urbanos, facto que já está a ocorrer em torno do Museu e a algumas actividades económicas. O saber-fazer, o saber-ser e o saber-estar farão a diferença deste Concelho ainda assim cheio de emoções, de felicidades e razões de futuro.
- top ^
-
2. Porque considera que o seu município pode ser atractivo como localização de empresas?
Localização territorial nacional, estratégica, face às grandes cidades portuguesas Lisboa, Porto, Coimbra, Faro.
Porta de entrada imediata em Espanha e como consequência no resto da Europa.
- Distâncias temporais reduzidas entre pontos mais importantes referidos anteriormente. (1h30 de Lisboa, 2h15 do Porto, 5h00 de Madrid, 3h00 de Salamanca, 1h15 de Badajoz).
- Proximidade do Aeroporto Internacional de Lisboa.
- Proximidade da Linha Férrea.
- Boas ligações a redes viárias de excelência (A1, A15, A13, A23, A68 - acesso mais importante e directo para o resto da Europa) com portagem e sem custos para o utilizador.
- Facilidades/Benefícios fiscais, sociais, preço baixo de terrenos.
- Espaços infraestruturados com electricidade, saneamento e acesso a banda larga.
- top ^
-
3. Pensa que o município tem vocação e está em posição de receber Investimento Directo Estrangeiro?
Naturalmente que o Concelho de Mação tem vocação para receber investimento estrangeiro e está em posição para o receber. É uma aposta claramente assumida pelo executivo a vocação para receber investimento estrangeiro.
O Museu da Arte Pré-histórica, p.ex., através do Município de Mação tem sido financiado directamente pela Comissão europeia, reconhecendo a capacidade deste Município, pelo grau de internacionalização e impactos económicos e culturais que geram. De igual forma em muitas outras áreas como a gestão do território florestal, a fileira agro-alimentar, são exemplos de sucesso a nível nacional e internacional que pode e deve ser valorizado e reconhecido. Penso ser importante referir que o Município de Mação em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro criou o Instituto Terra e Memória, centro de Estudos Superiores de Mação que possui a colaboração de diversas Universidades Estrangeiras (U. Ferrara, U. Navarra, U. São Paulo, U. Cambridge) oferecendo a garantia de apoio in loco à inovação e formação científica.
- top ^
-
4. E relativamente a investidores nacionais?
O que foi dito em relação ao investimento estrangeiro aplica-se na íntegra a investidores nacionais, nos vários sectores de actividade, como são exemplo, a fileira agro-alimentar, da madeira e seus sub-produtos, energias alternativas como a eólica, a hídrica, o fotovoltaico, a biomassa; cultura do conhecimento científico, do património, sectores que já estão em actividade no nosso Concelho. Estamos receptivos a investimentos nesta e noutras áreas, como por exemplo na hotelaria (hotéis, estalagem, pousadas), onde existe uma lacuna clara que deveria ser colmatada. A aposta que estamos a proporcionar a natural vinda a Mação de muitas pessoas que necessitam de alojamento. Existe aqui uma oportunidade de negócio, uma janela para o investimento que vamos explorar, incentivando, divulgando e apoiando, porque é estrutural para o Concelho.
- top ^
-
5. Dispõe de algum serviço ou pessoa com a missão de acompanhar potenciais investidores que considerem a localização das suas unidades produtivas no município?
O Município de Mação criou há 7 anos o GEMA - Gabinete Empreendedor de Mação, que é um Gabinete ao qual os investidores se podem dirigir, para obter informações e encaminhamento relativo a projectos que pretendam submeter à apreciação da Câmara Municipal e respectiva implementação no território Maçaense.
O Executivo Camarário, em especial o Presidente da Câmara, são os responsáveis pelo tratamento destes projectos, com o acompanhamento técnico necessário. Por outro lado, temos uma relação privilegiada com o NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém) e o IPT (Instituto Politécnico de Tomar), que apoiam e acompanham, se necessário, todo e qualquer investimento.
- top ^
-
6. Quais os incentivos específicos que oferece aos investidores que se instalem no município?
São vários os incentivos que o Município de Mação oferece, dos quais podemos destacar:
- Terreno Industrial a 0,01€/m2, devidamente infra-estruturadas em Zona Industrial a 4Km da A23.
- Benefícios Fiscais e Sociais, devido ao enquadramento do Concelho.
- Centro de Estudos Superiores de Mação - Instituto Terra e Memória.
- Auditório(s) específicos para utilização empresarial na forma de congressos, formação e qualificação específicas.
- Centro Novas Oportunidades (ex-CRVCC) por forma a elevar o patamar de formação pessoal do trabalhador indiferenciado, agora com a possibilidade de obtenção do 12º ano.
- Condições especiais para acolher novos Munícipes que o investimento proporcione, nomeadamente Serviços Educativos, de Saúde, Culturais, Sociais e Desportivos de contexto familiar.
- Formação e qualificação específicas, no território, com parâmetros de exigência e qualidade, em áreas tradicionais como a construção civil, florestas, indústrias agro alimentares e gestão patrimonial e cultural do território.
- Mercado habitacional arrendamento favorável e/ou compra.
- Gastronomia, qualidade de vida, ambiente, água, complexos de piscinas (coberta e descoberta), praias fluviais, museu, bibliotecas, ludoteca, escola fixa de trânsito.
- Candidaturas a financiamentos no âmbito do QREN 2007-2013 (Quadro de Referência Estratégico Nacional) enquadrados na filosofia apoios à Região Centro País - benefícios majorados.
- Concelho integrado no sistema de recolha resíduos VALNOR (Valorização e Tratamentos de Resíduos Sólidos S.A.), devidamente certificada e investimentos futuros na área do biodiesel.
- Proximidade ao meio académico universitário (IPT - Instituto Politécnico de Tomar, ESACB - Escola Superior Agrária de Castelo Branco, ESAS - Escola Superior Agrária de Santarém, U.Lisboa, IP Santarém, IP C.Branco, IP Portalegre, U Coimbra, U. Évora, Covilhã - UBI - Universidade da Beira Interior).
- top ^
-
7. Qual a disponibilidade de mão-de-obra na região?
Existe na área geográfica do Concelho de Mação e limítrofes mão-de-obra disponível. A sua qualificação é variável consoante as áreas.
- top ^
-
8. De que forma está o município a ser promovido no sentido de atrair investimento?
A Câmara Municipal de Mação faz a sua divulgação basicamente através dos meios institucionais da Autarquia, das suas feiras e eventos e naturalmente de contactos directos.
- top ^
-
9. Há alguma mensagem especial que gostaria de enviar aos potenciais investidores?
Aos potenciais investidores solicito que acreditem na nossa palavra. Nos ajude a visualizar o sonho. Para tal basta visitar uma única vez o nosso território, nomeadamente o Concelho de Mação.
- top ^